O Programa Desenvolver, da Vale, reconheceu estudantes que trouxeram as soluções mais criativas para enfrentar um desafio real da empresa, promovendo a colaboração entre Academia e indústria.
Durante um evento realizado em Nova Lima (MG), no dia 12 de setembro, foram anunciadas as melhores propostas para o desafio de avaliação de recursos minerais, promovido pelo Programa Desenvolver da Vale. Graduandos e pós-graduandos de áreas relacionadas à mineração apresentaram seus projetos a uma audiência composta por estudantes, técnicos e lideranças da Vale, além de representantes de empresas convidadas. Os vencedores também tiveram a oportunidade de visitar instalações da mineradora, como o Centro de Tecnologia de Ferrosos.
“O programa possibilitou a integração entre o conhecimento acadêmico e a prática industrial, criando um ambiente propício para atrair talentos interessados no campo dos recursos minerais. Esses profissionais podem nos ajudar a transformar a mineração em uma atividade mais sustentável”, comentou Victor Miguel Silva, gerente técnico de Geociências da Vale e responsável pela iniciativa.
O grupo vencedor, composto por Camila Brighenti e Bernardo Generoso, ambos mestrandos em geologia pela UFRGS, e Heloísa Luzzi, mestranda em geologia pela Unicamp, destacou-se por apresentar uma abordagem abrangente e justificativas sólidas para suas escolhas no processo.
O Programa Desenvolver, que começou em junho, recebeu quase 300 inscrições de estudantes de instituições de ensino em 20 estados diferentes. Além da diversidade geográfica, a representatividade de gênero foi marcante: metade dos inscritos e 67% dos finalistas eram mulheres. Os participantes realizaram análises de qualidade da informação, modelagem geológica e estimativa dos teores de interesse de uma mina de minério de ferro da Vale.
A seleção foi realizada de forma anônima e levou em conta a habilidade dos estudantes em identificar problemas e propor soluções para cada fase do desafio. “Os grupos combinaram métodos clássicos com abordagens inovadoras, como machine learning, e algumas soluções foram bem distintas das que usamos hoje na Vale, proporcionando uma troca de conhecimento extremamente valiosa”, observou Victor. Os três grupos vencedores, compostos por nove estudantes no total, dividiram mais de R$ 20 mil em prêmios. Uma nova edição do Programa Desenvolver, que deverá incluir novos temas, está prevista para o próximo ano.