Estratégias de Investimento

Parcerias Estratégicas: Vale fecha acordos com Eneva e Origem Energia

A Vale está ampliando sua participação no mercado livre de gás natural, firmando contratos diretos com fornecedores para impulsionar sua competitividade e contribuir para um ambiente mais dinâmico e eficiente. Recentemente, a companhia assinou contratos com a Eneva e a Origem Energia, alinhando-se à meta de garantir que, em 2025, aproximadamente 90% do gás natural consumido em suas operações no Brasil seja adquirido através desse modelo transparente e acessível.

Esse avanço é significativo em comparação a 2024, quando apenas cerca de 20% do consumo era suprido por contratos no mercado livre. A expectativa é que novos contratos sejam formalizados em breve, incluindo a demanda já existente em Minas Gerais.

Com os novos contratos, a Origem Energia e a Eneva se comprometem a abastecer até dezembro de 2025 a Unidade Tubarão, localizada em Vitória (ES), responsável por aproximadamente 60% do consumo de gás natural da Vale. Esse local conta com seis plantas de pelotização e uma de briquetes de minério de ferro, com uma segunda unidade de briquetes prevista para inauguração no início de 2025. Esses produtos fazem parte do portfólio premium da empresa.

“Nosso objetivo é consolidar o mercado livre de gás natural como uma conquista relevante para a indústria brasileira, garantindo um fornecimento confiável e com preços competitivos em um ambiente mais dinâmico e transparente”, declara Mariana Rosas, diretora de Suprimentos Estratégicos da Vale. Ela também reforça o compromisso da empresa em colaborar para o desenvolvimento do setor e impulsionar a economia.

O mercado livre de gás natural cresce gradualmente no Brasil, permitindo que clientes negociem diretamente com produtores e busquem contratos adaptados às suas necessidades, aumentando a concorrência e criando condições mais favoráveis em comparação com o mercado cativo, onde os preços são regulados.

Flavia Barros, diretora Comercial da Origem Energia, considera o contrato uma etapa marcante para a empresa. “É nosso primeiro cliente industrial na Região Sudeste, atendido diretamente via mercado livre, o que demonstra nossa dedicação em oferecer uma molécula competitiva e contratos personalizados”, comenta.

Marcelo Lopes, diretor da Eneva, também destaca o pioneirismo da parceria: “Esse é nosso primeiro grande contrato industrial usando o portfólio da Mesa de Gás e a infraestrutura do Hub Sergipe. Isso posiciona a Eneva como uma alternativa forte para clientes livres, oferecendo soluções flexíveis e maior segurança de abastecimento”.

Desde 2022, a Vale tem intensificado suas parcerias no mercado livre de gás, inclusive para converter sua planta em São Luís (MA) para gás natural, reduzindo emissões de carbono em 28%. Com contratos adicionais firmados, a empresa acredita que a mudança para o mercado livre é irreversível e trará benefícios para a sua competitividade e para o setor energético.

Sobre a Eneva

A Eneva é a maior operadora privada de gás natural do país, combustível fundamental para a segurança energética. Brasileira, a companhia atua na exploração, produção e no fornecimento de energia. Opera 15 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM), totalizando uma área de concessão superior a 63 mil km², a maior do Brasil. Possui um parque de geração com 7,2 GW de capacidade em operação e em construção, incluindo termelétricas nos estados do Maranhão, Ceará, Sergipe, Roraima, Espírito Santo e o Complexo Solar Futura, na Bahia.

Sobre a Origem Energia

A Origem é uma empresa integrada de energia e infraestrutura, que tem o propósito de contribuir para o desenvolvimento do Brasil por meio da integração energética. Atualmente, a companhia opera 14 concessões de campos maduros de óleo e gás natural, dos quais 13 estão localizados em terra (onshore) e 1 em águas rasas (offshore) nos estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Norte, além de 18 blocos exploratórios localizados nas Bacias Sergipe-Alagoas e Tucano Sul. A Origem Energia é controlada pela Prisma Capital. Fundada em 2017, a Prisma Capital é uma das principais gestoras de investimentos alternativos do Brasil, composta por sócios com mais de 15 anos de experiência trabalhando juntos. A Prisma possui um mandato flexível para investir em diversos setores e classes de ativos, incluindo private equity, crédito, real estate, NPLs, falência/reestruturações, ações judiciais e financiamento de litígios. Atualmente, a Prisma Capital possui R$15 bilhões em ativos sob gestão.

Shares: